domingo, 25 de setembro de 2011

Especial Diamantina (2) - Religiosidade Católica

Longe de querer fazer proselitismo religioso, as igrejas católicas antigas encantam pelo fator histórico-arquitetônico-artístico habitado em cada uma delas. Em diamantina, não é diferente. As construções, por vezes, de inspiração barroca, nos levam ao sentido mais primitivo do termo religião. Ou religare, do latim. Mas, nesse caso, há a transcendência do significado de re-ligação com o divino. A reunião aqui também é com a arte.

No Museu do Diamante, um fato curioso. Muitos santos estavam sem as mãos. A explicação dada por uma funcionária do local é a de que os escultores faziam as mãos e os santos separadamente, deixando buracos nos braços para o posterior encaixe. A facilidade da retirada e a crença de que chá de mão de santo era receita infalível para quem ansiava por milagres induziram ao roubo das peças, deixando amputadas muitas imagens sacras. Em respeito às normas do museu, não foram feitas fotografias para retratar o assunto.











Igreja São Francisco de Assis. Mais sobre a igreja



Medalhão da Ordem de São Francisco. O braço com manga marrom pertence a Francisco. O braço despido, a Jesus. O símbolo representa o encontro de ambos.






Catedral de Santo Antônio. Mais sobre a Catedral

















Cruzeiro de São Francisco





 Igreja Nossa Senhora do Carmo. Mais sobre a igreja



Veja a Terceira Parte do Especial Diamantina. Clique aqui!



Fontes:
Soraya Araújo Ferreira Alcântara, pedagoga e professora de música do Grupo Arte Miúda em apresentação grupo na Igreja São Francisco de Assis. Visite o site do Grupo


Nenhum comentário:

Postar um comentário